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Comércio exterior se faz com transporte de contêineres de forma profissional e descomplicada

Contêineres são os equipamentos mais utilizados para o transporte de grandes volumes de cargas e um dos principais motivos do aumento das importações e exportações de mercadorias entre países.

O que é um container

O container é uma caixa resistente composta por aço, alumínio ou até mesmo fibra, criado para transporte unitizado de mercadorias. O container tem uma vida útil longa já que é projetado para resistir a mau tempo e tempestades e suportar grandes cargas – dura em média 92 anos.

O container pode ser utilizado em diversos modais: marítimo, terrestre e aéreo. Cabe ressaltar que apesar de ter uma vida útil longa, mas para o mercado náutico é limitado a apenas 8 anos.

Todos os contêineres possuem unidades de medidas padronizadas pela norma ISO 668 a para trazer mais segurança e facilidade com o manuseio, armazenagem e movimentação da carga.

Utilizar contêineres no transporte de cargas traz os seguintes benefícios:

  • agilidade no transporte;
  • redução de custos de embarque e manipulação da carga;
  • proteção da mercadoria por longos trajetos;
  • redução de custos com embalagens;
  • custo com seguro mais baixo;
  • melhora a organização de em áreas de armazenagem e redução de gastos;
  • cmaior oferta de espaço disponível para cargas.

Transporte rodoviários de container

Depois que o container chega ao porto, o que acontece? Podemos dizer que o transporte de contêineres é inseparável do transporte rodoviários – afinal, o container deve ir para a algum lugar. Não se pode simplesmente abrir o container dentro de um porto, pegar o que quer e ir embora. É um processo extremamente trabalhoso e atrasa toda a rotina dos portos.

O transporte rodoviário do container se faz necessário em algum momento, principalmente no início e no final da jornada. Em outras palavras, entrega do container aos portos e retirada do container dos portos. Esse tipo de transporte é essencial para conectar com outros modais e não quebrar a cadeia de suprimentos.

Vantagens do transporte rodoviário de container

É impossível não existir o transporte de container por meio rodoviário durante uma importação ou exportação de produtos. O transporte rodoviário reduz a circulação de mercadorias, melhora a eficiência do transporte, é flexível e conveniente e, por fim, rápido a curtas e médias distâncias.

Desvantagens do transporte rodoviário de container

Se compararmos com o transporte marítimo e ferroviário em geral, transportar contêineres por vias rodoviárias tem suas desvantagens como limitações à capacidade de manuseio, alto consumo de energia e poluição, alto custos comparados ao transporte marítimo e ferroviário e, por fim, o transporte pode ser afetado pelas condições das estradas.

O que observar no transporte rodoviário de contêineres

Existem dois pontos a serem observados no transporte de contêineres: o tipo de container e se o veículo é preparado para o transporte do container.

Tipos de contêineres

Os contêineres têm dimensões padronizados, portanto suas dimensões são de 20 ou 40 pés. O que difere um container do outro é o tipo de carga a ser transportada. Vamos aos tipos de contêineres:

  • container dry – é o mais utilizado e transporta qualquer tipo de carga seca, como vestuários, utensílios, pallets, caixas e tambores;
  • container high cube 40 pés – a diferença com o container dry é que o high cube é mais alto. Também são destinados a transportar cargas secas, mas em maiores quantidades;
  • graneleiro dry – transporta grãos, como soja e sementes;
  • container ventilado – suas laterais possuem ventilação e transporta cargas que necessitam de ar ventilado, como café, cacau, feijão, cebola, manufaturados, entre outros;
  • container refrigerado – Oferece equipamento próprio para cargas refrigerar cargas que requerem temperaturas constantes abaixo de zero ou até mesmo cargas que necessitem de temperatura controlada, como carnes, peixes e frutas;
  • container open top – não possui a parte superior, ou seja, o teto é aberto e coberto por lonas. É indicado para cargas que não passam pelas portas do container, como por exemplo máquinas, pedras e outros materiais de construção.

Veículo certo para o transporte de container

Depois de escolher o container de acordo com a necessidade da sua carga, é preciso escolher o caminhão certo ou uma empresa de logística equipada com o caminhão ideal para o transporte do container.

O caminhão utilizado para transportar um container possui características diferentes dos demais. Fique atento se o transportador tem disponível esse tipo de caminhão.

O chassi do caminhão destinado ao transporte dos contêineres é mais leve que os demais caminhões. Sua estrutura é simples, baixa manutenção e possui reboque específico para container que oferece uma maneira simplificada de carregar e descarregar contêineres.

Empresas de logística para transporte de container

O transporte de contêineres pela malha rodoviária é inevitável, independente de ser carga importada ou pronta para exportação. O transporte rodoviário de contêineres fornece a conexão entre a origem e o destino da carga combinado com diversos outros modais, como o marítimo, aéreo e também ferroviário. O uso de empresas de logísticas tem sua devida importância nesse tipo de transporte, para garantir um processo seguro e bem-sucedido.

Empresas como a RN Logística tem experiência para transportar seu container. Conheça os atributos da RN Logística para o transporte de container:

  • Transporte de contêineres dos principais portos do país até sua empresa ou vice-versa;
  • Transporte LCL (container com menor carga) e FCL (totalmente carregado) de contêineres;
  • Ova e desova de container;
  • armazenagem de container;
  • entrega e devolução de container vazio;
  • operação nos principais portos do país de SP, RJ, ES e SC.

Quer saber mais sobre o transporte de container?